O que é normal map, bump map e displace?

Já viu o site novo? Visite a

http://blendertotal.com.br

Antes de tudo. Quero deixar evidente que bump, normal e displace são todas técnicas para geração de relevo em uma malha(normal).

Bump map: é a técnica de simular relevo em uma superfície sem a necessidade da criação de novos polígonos(faces), ele gera sombra e reflexão de acordo com a câmera. Ele pode ser gerado através de um mapa em tons de cinza. Onde preto é ausência de relevo e branco é relevo total. O defeito desse tipo de mapa é que quanto mais próximo a câmera da superfície, mais perceptível que aqui é falso, que o relevo não existe, porque bump map só simula altura. Pode ser criado em qualquer programa de manipulação de imagem, basta seguir a lógica, preto é ausência de relevo e branco é presença, os tons intermediários são a intensidade.

Exemplo Bump Map

Exemplo Bump Map

Normal map: é uma variante técnica para gerar relevo em um superfície sem a necessidade de adicionar mais polígonos, ela é mais complexa que bump map. Os mapas são em RGB, que guardam além da altura do relevo, também guarda a direção com relação a câmera, sendo assim mais precisos e menos perceptível que aquilo é um apenas mapa de relevo, resultando em melhor qualidade. Normal map não pode ser gerado tão facilmente quanto bump map, ele precisa ser gerado através de ferramentas que geram geometria, existem plugins no photoshop e gimp, mas eles são meio que inúteis, porque normal map guarda informação de direção e esses programas vão adivinhar essas direções e simplesmente tacar no mapa. Uma maneira de criar normal map é esculpir uma malha com todos os detalhes no Blender e posteriormente dar Bake para a uma malha mais simples. Outra alternativa também é fazer utilização do crazybump, 3dcoat, zbrush entre outros. NOTA: Não precisa ser necessariamente através do Sculpt mode do Blender, você só precisa criar o relevo para dar Bake, é que através de ferramentas de escultura é fácil criar detalhes.

Exemplo Normal Map

Exemplo Normal Map

Displace: Ele cria o relevo diretamente na malha, necessitando de polígonos. Pode ser gerado com o mesmo mapa do bump map, é desnecessário fazer normal map para ele, uma vez que o relevo realmente existe, ele não necessita da informação de direção para câmera calcular.

Exemplo do mapa acima aplicado, sendo bump map, normal map e displace respectivamente.

Exemplo do mapa acima aplicado, sendo bump map, normal map e displace respectivamente.

Uma nota, muitas pessoas devem pensar, “Ah, vou usar normal map, afinal a qualidade é melhor!”. Qualidade é relativo ao que você esta fazendo, no caso bump é muito mais rápido de ser feito, enquanto normal map demanda todo um trabalho mais elaborado. Não existe necessidade de ser fazer um normal map para chão, parede, ou até mesmo aquele detalhe pequeno do personagem, mas é essencial para criação de veias, marcas de expressão entre outros detalhes.
Não existe regra, é só planejar antes. E um pequeno detalhe, se você jogar uma imagem colorida no blender e ativar para gerar relevo, ele automaticamente converte a imagem em preto e branco para gerar o relevo. Um exemplo é meu personagem.

Relevo do personagem foi criado apenas com bump map.

Relevo do personagem foi criado apenas com bump map.

Pra criar o personagem acima eu não usei normal map, foi simplesmente bump, nivelei a textura no photoshop para que áreas ficassem mais escura e claras em certos pontos e joguei para o blender criar o relevo. O mapa de cor(diffuse) e relevo é o mesmo no meu personagem

Assine seu e-mail abaixo, futuramente estarei fazendo o making of do personagem, assim como um tutorial rápido de como gerar normal map no Blender!

6 Respostas para “O que é normal map, bump map e displace?

  1. achei que teria que usar normal map sempre pra personagens, ao que parece não… low poly se aplica essa idéia também?

  2. Bom dia, sou iniciante no blender e estou acompanhando seu site, muito útil, pratico, estou aprendendo muito, pois realmente é difícil aprender aqui no Brasil, essa parte de relevo dá um nó na cabeça de quem tá começando, é um desafio para nós aprender a diferença entre as técnicas e onde aplicar cada uma delas num projeto.

Deixe um comentário