O que é a Iluminação de 3 pontos?

Acesse o novo blog: http://blendertotal.com.br

 

Existem inúmeras técnicas para se iluminar uma cena em um ambiente 3D boa parte baseada em princípios que fotógrafos utilizam no seu dia-a-dia, e um dos princípios mais conhecidos é da Iluminação de 3 pontos!
Também chamada de triangulação básica de iluminação, e em inglês, three point lights.
Esta técnica é utilizada costumeiramente para produtos, porém pode ser aplica a outras situações! Sabe aquele modelo para apresentar, e não esta afim ou não tem tempo de fazer o cenário? A iluminação de 3 pontos é a solução!

A iluminação de 3 pontos é composta por:

KeyLight: também conhecida como luz chave, luz principal, luz primária, luz frontal(nem sempre é frontal). É a luz mais importante, sempre direcionada de forma centrada no objeto ou personagem, ela tem o objetivo de evidenciar as curvas, sombra, texturas e tudo que é importante para representação do modelo.

FillLight: também conhecida como luz de preenchimento, luz lateral(nem sempre) ou luz secundária, no caso de estúdios reais, fotógrafos fazendo uso de refletores, que quando o flash bate nele a luz volta de forma suave no produto ou modelo, mas no caso do mundo 3D temos mais controle sobre isso, dando menos trabalho. A filllight assim como o nome diz, tem como objetivo preencher, ela é como um luz de suporte da keylight, suaviza as sombras e evita que áreas fiquem muito escuras, ajudando a evidenciar o volume. Sempre posicionada do lado oposto a keylight, eu disse do lado oposto, não atrás! Use luzes abertas para que as sombras fiquem esfumaçadas, assim elas não ficam evidentes, isso é papel da keylight, planos emissores de luz ou área lights são ótimos para o papel.

BackLight: também conhecida como contra-luz ou rim light, é utilizada para dar o contorno ao modelo, fica posicionada sempre atrás, suas sombras são duras para destacar o modelo do fundo.

Veja a maneira como apliquei o principio da iluminação de 3 pontos no meu Modelo 3D.

Back Light

Back Light

Fill light

Fill light

Key Light

Key Light

Todas as luzes juntas

Todas as luzes juntas

A backlight gera a iluminação em áreas que gostaria de destacar para que não fique escuras, a Fill Light preenche com uma cor quente em tom laranja, eu fiz isso por questões artísticas, como o fundo é azul,  essa cor da um contraste interessante e valoriza a forma do meu modelo. E finalmente a Key Light, a luz principal que vem deixando o volume e detalhes evidente. Como podem ver, a triangulação básica de iluminação não é necessariamente uma regra, mas sim um principio, é de costume começar a configurar esse conceito pela Key Light, mas neste caso eu comecei pela BackLight porque como podem ver tem um fundo em degrade gerado por uma lampada iluminando o fundo da cena, e já configurei ela logo de inicio para que tivesse noção do destaque do fundo.

Esta é a teoria da Iluminação de 3 pontos, mas vai muito de quem manipula o Software 3D ou a Câmera, fotografia de estúdio vai muito além de disso e esses pontos são variável como pode ver na maneira como apliquei a técnica no meu modelo, mas o conceito é sempre o mesmo, luz chave, preenchimento e contra-luz!

Anúncios

2 Respostas para “O que é a Iluminação de 3 pontos?

  1. Pingback: Estilo de trabalho para se inspirar – Tactile design – Parte 01 | Daniel Franco CG Artist·

  2. Pingback: Making of – Grey, o Herói! | Daniel Franco CG Artist·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s